CINEMA

Documentário apoiado pelo Sintrajufe/RS está entre os selecionados do II Festival Cinema Negro em Ação

Apoiado pelo Sintrajufe/RS, o documentário “O futuro do mundo é preto” está entre os selecionados para o II Festival Cinema Negro em Ação. O documentário é um dos resultados do projeto “Percursos, vivências e memórias de servidores/as e magistrados/as negros/as do TRT4” e foi indicado na categoria Longa-Metragem. A direção é de Roberta Liana Vieira, Karine Emerich e Hope Chapman.

São, no total, sete indicados na categoria Longa-Metragem. Acesse AQUI a lista completa dos selecionados.

Durante um ano e meio, foram feitas 27 entrevistas que tinham por objetivo registrar a trajetória de vida e trabalho de pessoas negras da Justiça do Trabalho no Rio Grande do Sul. Trata-se de um trabalho inédito e que destaca a importância da representatividade racial na construção da história desta instituição. A partir desses materiais, o TRT4 preparou o livro “Negras Memórias”, divulgado em forma de e-book, e o documentário “O futuro do mundo é preto”.

Assista abaixo o documentário:

Acesse o e-book no link abaixo:

O Festival

Em um formato híbrido, o II Festival Cinema Negro em Ação ocorre em novembro, integrando as programações do Cinquentenário 20 de novembro, com programação na grade da TVE-RS, na Cinemateca Paulo Amorim e na plataforma Cultura em Casa, da Secretaria da Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo.

O Festival é uma realização da Casa de Cultura Mario Quintana (CCMQ) e do Instituto Estadual de Cinema (Iecine).

A mostra dos concorrentes nas categorias longa-metragem, curta-metragem, videoclipe e videoarte acontece em formato híbrido – presencial e on-line – entre os dias 20 e 27 de novembro, como parte das comemorações do Cinquentenário do Dia da Consciência Negra.