COVID-19

Direção do Foro da JF confirma que colega com Covid-19 trabalhou presencialmente em Porto Alegre; Sintrajufe/RS cobra medidas efetivas de prevenção

A Direção do Foro da Seção Judiciária do RS confirmou que um colega da 18ª Vara Federal de Porto Alegre, que estava trabalhando presencialmente, testou positivo para Covid-19. A comunicação da administração foi uma resposta a questionamento formalizado pelo Sintrajufe/RS, que havia recebido a informação.

Segundo a administração, o servidor da 18ª Vara Federal enviou e-mail, dia 6, “informando o resultado positivo de PCR para COVID-19 realizado no dia 3 de setembro de 2021”. Em contato telefônico com a Seção de Saúde, ele disse que trabalhou presencialmente nos dias 30 de agosto e 3 de setembro, ocasiões em que dividiu o ambiente de trabalho com outra colega, “ambos usando máscara durante todo o período e mantendo distanciamento superior a 2 metros”.

De acordo com o documento da Direção do Foro, a servidora foi orientada a se afastar e não noticiou contágio por Covid-19. O servidor ficou em isolamento domiciliar.

Também em resposta a ofício do Sintrajufe/RS a administração informou que não recebeu outras notificações de casos de contágio depois da nova fase de retomada do trabalho presencial.

Formulário online elenca os protocolos a serem observados

O Sintrajufe/RS mantém, junto às administrações, a defesa de manutenção do trabalho remoto até que haja um percentual maior de pessoas vacinadas. Além disso, nos casos em que colegas precisem trabalhar presencial, o sindicato reforça que é necessário que várias medidas sejam adotadas, a fim de buscar garantir a saúde e a vida de todos e todas que circulam nos prédios. É fundamental que seja reiterado a todos, em especial aos gestores, a obrigatoriedade da observância das medidas. Houve situações que chegaram ao sindicato, caso da Vara Trabalhista de Santo Ângelo, onde os próprios gestores não observavam as determinações da portaria do Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região.

Testagem, busca ativa de casos informados de contágio e observação de protocolos de biossegurança, uso de máscaras, distanciamento, higienização constante e ventilação dos ambientes são algumas das medidas.

O Sintrajufe/RS disponibiliza uma lista para checagem de itens e ações que devem ser observados nos locais de trabalho nas atividades presenciais. O formulário pode ser respondido online ou baixado e enviado ao sindicato pelo e-mail saude@sintrajufe.org.br. As informações sobre quem encaminhar o formulário não serão divulgadas.