SERVIÇOS PÚBLICOS SOB ATAQUE

Dieese divulga estudo questionando suposta “economia de R$ 300 bi” que Guedes anunciou na reforma administrativa para justificar R$ 30 bi no Auxílio Brasil

O Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese) divulgou novo estudo sobre as consequências de uma possível aprovação da reforma administrativa (PEC 32/2020). O documento traz à tona as mentiras do governo, a falta de informação sobre os resultados financeiros esperados da proposta e os prejuízos que a população terá caso o Congresso aprove a reforma.

O Dieese traz análises até mesmo do próprio Senado para apontar que a PEC traz efeitos fiscais adversos, “tais como aumento da corrupção, facilitação da captura do Estado por agentes privados e redução da eficiência do setor público em virtude da desestruturação das organizações”. Questiona, ainda, a fala do ministro da Economia, Paulo Guedes, sobre suposta economia de R$ 300 bilhões a partir da PEC, já que não há qualquer documento do governo esclarecendo sobre esse ponto. O que se sabe é que sairão recursos dos salários dos servidores e da garantia de serviços para a população, com medidas como a redução salarial e de jornada em 25% e a privatização via artigo 37-A.

Além disso, destaca o Departamento, “o Brasil atravessa um período de crise econômica e, apesar de todas as reformas dos últimos anos – previdenciária, trabalhista, teto dos gastos, entre outras – terem sido feitas e apresentadas como a solução para a retomada do crescimento econômico e do emprego, todas fracassaram nesse propósito”. E completa: “A PEC 32 é mais um passo na direção da redução do Estado, que vai na contramão da necessidade da população, principalmente neste contexto de pandemia, impondo um fardo enorme à maioria do povo e ao futuro da nação”.

Veja abaixo a íntegra do estudo do Dieese:

Estudo-Tecnico-201-PEC-32-e-o-Auxilio-Brasil-versao-2