MÊS DE LUTA DAS MULHERES

Criado há um ano e meio, Núcleo de Mulheres reforça pautas de gênero no Sintrajufe/RS

No dia 17 de agosto de 2019, o Sintrajufe/RS criava o seu oitavo núcleo. Nascia, após reuniões e debates coletivos, o Núcleo de Mulheres do Sintrajufe/RS, o Numas, para fortalecer as lutas especí­ficas das mulheres da categoria e ajudar a organizar esse segmento em torno de suas diversas pautas.

O Numas nasceu por iniciativa das mulheres da categoria e como fruto de deliberações em congressos e de encaminhamento do 1º Encontro de Mulheres do Sintrajufe/RS, realizado em 2018. Além disso, a atual gestão do sindicato assumiu o desafio de fortalecer e movimentar os núcleos da entidade, como forma de envolver a categoria nos debates especí­ficos de cada segmento e dar fôlego às pautas dos diferentes setores.

Reuniões e debates

No iní­cio da gestão, em 2019, foram realizadas reuniões conjuntas dos núcleos para ouvir seus integrantes e preparar estratégias de fortalecimento de suas atividades. Reunindo servidoras de todos os ramos do Judiciário Federal e também do Ministério Público da União (MPU) em torno da pauta da equidade de gênero, o Numas aposta na organização horizontal e na construção coletiva. Podem participar do Numas mulheres cis ou trans que façam parte da categoria, mesmo que ainda não sejam sindicalizadas.

Atualmente, o Numas realiza suas reuniões de forma virtual, no dia 11 de cada mês. Mas reuniões extraordinárias também podem ser chamadas, de acordo com as pautas do momento. São diversas atividades construí­das a partir do Numas ou às quais o núcleo se soma. Logo em seu primeiro ano, em novembro de 2019, foi a partir do Numas, em parceria com a direção do sindicato, que se construiu a participação do Rio Grande do Sul no Encontro Nacional de Mulheres do Poder Judiciário da União e do Ministério Público da União, em novembro de 2019.