RESPEITO

Conscientização sobre acessibilidade e combate ao abuso sexual de crianças e adolescentes são lembrados nesta quinta, 18

Esta quinta-feira, 18, é marcada por duas efemérides que trazem importantes reflexões para tornar a sociedade mais justa: o Dia Mundial de Conscientização sobre Acessibilidade e o Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.

Dia Mundial de Conscientização sobre Acessibilidade

Na terceira quinta-feira do mês de maio, é celebrado o Dia Mundial de Conscientização sobre Acessibilidade. Nesta quinta, 18, portanto, é momento de reforçar a luta por respeito e por melhores condições de vida para todas as pessoas com alguma deficiência.

A data foi criada em 2012 a partir de esforços do desenvolvedor web Joe Devon e do profissional de acessibilidade Jennison Asuncion. Seu propósito é gerar debate e conscientização na sociedade sobre acesso e inclusão de pessoas com deficiência, com destaque para questões relacionadas à acessibilidade digital, foco da origem da data.

No Sintrajufe/RS, as ações relacionadas ao tema da acessibilidade estão concentradas no Núcleo de Pessoas com Deficiência (NPCD), mantido pela entidade. O NPCD foi criado em 2001, com o objetivo de atender às necessidades especí­ficas desse segmento da categoria. Possui caráter consultivo, mas pode deliberar sobre temas a ele delegados pelas instâncias diretivas ou deliberativas. O Núcleo realizou seu primeiro Encontro Estadual em 2001, seguido por outros Encontros, seminários e reuniões e, desde lá, tem tido atuação importante nas lutas das pessoas com deficiência no Rio Grande do Sul e no paí­s, defendendo a implementação de polí­ticas públicas que garantam a acessibilidade e o respeito às diferenças e necessidades de cada um.

Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes

Nesta quinta-feira, 18, também deve-se reforçar a necessidade de combater o abuso e a exploração sexual de crianças e adolescentes. A data foi criada em 2000 e o dia foi escolhido para lembrar um caso ocorrido em 1973, quando uma menina de 8 anos, de Vitória (ES), foi sequestrada, violentada e cruelmente assassinada. Seu corpo apareceu seis dias depois, carbonizado e os seus agressores nunca foram punidos.

Dados da violência sexual contra crianças no Brasil apresentados pelo Atlas da Violência de 2021, do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), e pela Childhood Brasil, revelam que 70% dos registros de violência no sistema de saúde referem-se ao estupro de menores. O levantamento mostra que 30% dos agressores são familiares mais próximos e que 50% das crianças abusadas tem entre 1 e 5 anos de idade. Destaca-se ainda que 72% dos casos acontecem na casa da própria ví­tima.

Em entrevista à Childhood Brasil, a psicóloga especializada em psicologia clí­nica e atendimento a ví­timas de violência doméstica Gorete Vasconcelos disse que problemas como ansiedade, depressão, sí­ndrome do pânico, comportamentos autodestrutivos ou sexualização precoce são alguns dos transtornos que podem surgir em adolescentes ví­timas de abuso: A criança sente o corpo profanado, invadido, e pode apresentar diversos sintomas, tais como: angústia de que algo se quebrou dentro do seu corpo, sentimento de culpa, perturbações do sono, dores abdominais, enurese (perda do controle da bexiga durante o sono), encoprese (um tipo de incontinência fecal), distúrbios alimentares, entre outros. Os pré-púberes apresentam sequelas que dificultam sua evolução psicoafetiva e sexual, afetando as identificações que ela poderia construir, impedindo que a adolescência seja um perí­odo de questionamento construtivo , explica.