NOVA GESTÃO

Congrejufe elege nova direção da Fenajufe com dois representantes do Rio Grande do Sul

Neste domingo, 1º de maio, foram encerradas as atividades do 11º Congresso Nacional da Fenajufe (Congrejufe), em Goiás. Após três dias de debates, incluindo a definição de um calendário de mobilização para a categoria, foi eleita a nova direção da Fenajufe.

Foi a primeira vez que a Fenajufe utilizou votação telepresencial em uma eleição da diretoria e, apesar de problemas técnicos que atrasaram o início da votação, o processo correu sem maiores intercorrências. Três chapas apresentaram candidaturas e os resultados foram os seguintes:

Chapa 1, Luta Fenajufe – 66 votos
Chapa 2, Fenajufe Independente – 55 votos
Chapa 3, Democracia e Luta – 246 votos

Do Rio Grande do Sul, ficaram na direção da Fenajufe dois colegas que também são diretores do Sintrajufe/RS, Edson Borowski (que já estava na gestão anterior da federação e será um dos coordenadores executivos) e Fabrício Loguércio, que será suplente.

Edson é servidor do Judiciário Federal desde 2006, atuando na Justiça Eleitoral. Ele foi diretor do Sintrajufe/RS de 2007 a 2010 e de 2010 a 2013, em dois mandatos consecutivos. Depois, retornou à direção do sindicato em 2019, mesmo ano em que assumiu como diretor da Fenajufe, sendo, agora, reeleito para a federação. Conforme Edson, “encerramos essa primeira gestão na Fenajufe com algumas conquistas importantes, como a carta sindical, a nova sede, e, no campo dos direitos da categoria, tivemos um avanço muito grande com a comissão de carreira do CNJ, que está discutindo temas relativos à nossa carreira; além, claro, de todas as lutas. Agora, o desafio para a nova gestão, que se iniciou no dia 1º, é intensificar a luta pelo reajuste emergencial, derrotar definitivamente a reforma administrativa, e retomar algumas pautas que estavam com bastante dificuldade, em razão da pandemia, como a saúde da categoria e o teletrabalho, pautas que devemos trabalhar bastante na próxima gestão da Fenajufe”.

Já Fabrício atua na Justiça Federal e é servidor do Judiciário Federal desde agosto de 2014. Foi nomeado em Cachoeira do Sul, onde se sindicalizou na primeira semana de trabalho, logo sendo eleito diretor de base e delegado ao Congresso do Sintrajufe/RS em novembro de 2014. Em setembro de 2015, foi removido para Porto Alegre, lotado na 17ª vara federal, onde trabalhou até maio de 2018, quando, por meio de permuta, foi para o Núcleo de Apoio Administrativo da Seção Judiciária do RS, onde segue até hoje. Fabrício foi eleito diretor do Sintrajufe/RS em 2019. Em junho de 2021, passou a integrar também a direção da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil, Seção do Rio Grande do Sul (CTB/RS). Para Fabrício, “a nova direção da Fenajufe tem o desafio de unificar a categoria e fortalecer os sindicatos de base. Os trabalhadores e trabalhadoras no Brasil vêm sofrendo ataques do governo federal, causando desemprego, redução salarial, precarização do trabalho. A EC 95, reforma trabalhista, reforma previdenciária, fim da valorização do salário mínimo, ataques à Justiça do Trabalho e Justiça Eleitoral, tentativa de reforma administrativa, criação de tribunais e gabinetes de desembargadores sem previsão de cargos e funções, congelamento dos salários, frente a uma inflação crescente, são exemplos dos desafios. Em meio a todos esses ataques, que a categoria e seus sindicatos sofrem, ainda somam-se alguns internos, como discursos que tentam colocar alguns cargos da categoria contra outros e tentam dividir a federação com desfiliações. Essas atitudes servem pra ajudar a enfraquecer a luta dos trabalhadores e trabalhadoras. Enfrentar essas lutas e derrotar o governo Bolsonaro, responsável pelos ataques que sofremos, é a tarefa da nova direção”.

Veja abaixo como ficou a composição completa da nova direção da Fenajufe:

Coordenação Geral

Márcia Valéria Ribas Pissurno
Ivan Bagini

Conselho Fiscal

Também empossado na madrugada do domingo, 1º de Maio, o Conselho Fiscal terá como titulares e suplentes:

Elôngio Moreira dos Santos Junior – Titular
Kelson Guarines dos Anjos – Titular
Monica Genu Soares – Titular
Maria Ires Graciano Lacerda – Suplente
Nelson da Costa Santos Neto – Suplente

Com informações da Fenajufe.