cultura

Concursos culturais do Sintrajufe/RS batem recorde de número de inscritos

Em sua 17ª edição, os concursos culturais promovidos pelo Sintrajufe/RS registraram um número recorde pessoas inscritas em 2021. Foram 756 no Concurso Literário Mario Quintana e 125 no Fotográfico.

O Literário abriu inscrições para as categorias Nacional e Regional, com mais de um texto por pessoa. No total, foram 339 contos, 205 crônicas e 474 poesias enviados. Como podiam participar brasileiros e brasileiras residentes no exterior, foram recebidas inscrições de pessoas de outros paí­ses (Austrália, Canadá, Estados Unidos, Israel, Japão e Portugal), além de 25 estados e Distrito Federal.

As categorias em disputa no Concurso Fotográfico são Sintrajufe (para sindicalizados, sindicalizadas e dependentes) e Geral. No total, foram enviadas 353 fotografias, de pessoas de nove estados.

Para se ter uma ideia do crescimento dos concursos, em 2020, foram 48 inscrições no Fotográfico e 481 no Literário. Um aumento, respectivamente, de 160% e 57%.

Um enorme sucesso, é a maior edição dos concursos do Sintrajufe , comemora do diretor do sindicato Paulo Oliveira, ressaltando que os concursos são um sucesso que dura 17 anos. Ele avalia que é importante que o sindicato, para além de sua pauta corporativa, de defesa dos direitos da categoria, se abre para a sociedade, para a comunidade, e possa ser também, neste momento difí­cil de pandemia, um canal e um espaço de expressão cultural e artí­stica.

Agora, o trabalho está com os jurados e as juradas. As listas com os nomes de vencedores e vencedoras serão divulgadas tão logo seja concluí­do o trabalho dos júris de ambos os concursos.