REFORMA ADMINISTRATIVA EMBOLADA

Com medo de derrota, governo faz troca-troca na comissão especial da PEC 32; veja quais deputados do RS entraram e envie mensagens contra a reforma!

Nos últimos dias, o governo de Jair Bolsonaro (sem partido) intensificou a pressão sobre o Congresso para aprovar a reforma administrativa (PEC 32/2020). Com diversas manobras, textos apresentados e retirados, novos substitutivos entregues horas antes das sessões, agora o governo decidiu trocar alguns membros da comissão especial que debate o tema, em uma tentativa de buscar os votos para aprovar a proposta.

Foram substituí­dos integrantes de quatro partidos: PL, Novo, Podemos e MDB. A troca é permitida e é de decisão dos lí­deres dos partidos. Dentre os novos membros titulares, estão dois deputados do Rio Grande do Sul: Giovani Cherini (PL-RS) e Marcel Van Hattem (Novo-RS). Além deles, entram como titulares Paulo Ganime (Novo-RJ) e Lucas Gonzalez (Novo-MG) e, como suplentes, Leo Moraes (Podemos-RO) e Isnaldo Bulhões Jr. (MDB-AL). O número de deputados do Novo é muito maior que sua representação parlamentar real.

Boa parte dos deputados retirados da comissão ou das posições de titularidade tinha seu posicionamento considerado como em dúvida por projeções de votos feitas nas últimas semanas. Já os novos titulares são projetados como favoráveis à reforma; os dois novos suplentes são considerados em dúvida .

Envie mensagens aos deputados da comissão e pressione contra a PEC 32!

Enquanto o governo pressiona por um lado, trabalhadores e trabalhadoras seguem a luta contra a reforma administrativa. Nos estados e em Brasí­lia, os sindicatos de servidores e centrais sindicais seguem construindo mobilizações para derrotar a proposta e defender os serviços públicos. O Sintrajufe/RS está em Brasí­lia, participando das atividades conjuntas, e também segue atuando em manifestações em Porto Alegre.

Com o ingresso de Cherini e Van Hattem, o Rio Grande do Sul passa a ter cinco deputados entre os titulares da comissão especial: Alceu Moreira (MDB), Giovani Cherini (PL), Marcelo Moraes (PTB), Osmar Terra (MDB) e Marcel Van Hattem (Novo). Além deles, está como suplente o deputado Paulo Pimenta (PT), que já manifestou ao Sintrajufe/RS posição contrária à PEC. A pressão nas redes sociais também é fundamental para derrotarmos juntos a reforma administrativa. Abaixo, veja os contatos e envie mensagens aos deputados lembrando: deputado que vota contra os serviços públicos não volta!