ALERTA

Com liberação de saques pelo Banco Central, aumentam denúncias de golpe por WhatsApp ou SMS sobre valores a receber

Nessa terça-feira, 7, foram liberados os saques de dinheiro esquecido em instituições financeiras, pelo Sistema de Valores a Receber (SVR), do Banco Central do Brasil. A fila virtual chegou a 300 mil pessoas simultâneas, e a espera estimada para realizar os saques era de duas horas. Com isso, ganhou força um golpe em que a suposta consulta que poderia ser feita a partir de link enviado por WhatsApp. O Banco Central fez um alerta desde que passou a receber um volume maior de denúncias sobre informações falsas envolvendo o SVR.

Ao todo, 38 milhões de pessoas fí­sicas e 2 milhões de empresas têm cerca de R$ 6 bilhões a resgatar, segundo o BC. Segundo o BC, em 62% dos casos, os valores individuais são de, no máximo, R$ 10.

As mensagens enviadas pelos golpistas têm algumas variações. Em geral, afirmam que a pessoa tem valores a receber e que a consulta está liberada para todos até a data, geralmente, é o mesmo dia ou o dia seguinte ao do recebimento da mensagem.

É divulgado um link para site malicioso que usa o sí­mbolo do Banco Central. Quando a pessoa clica no link e acessa o site, são solicitadas informações de nome completo e CPF; depois disso, os dados são supostamente validados e é anunciado o valor a ser resgatado.

O golpista afirma que você tem valores a receber, heranças ou dinheiro esquecido em banco, e envia um link para clicar e receber os valores imediatamente. O link rouba senhas de redes sociais e pode instalar ví­rus e programas espiões no celular , alerta o BC.

O Banco Central não envia links

O Banco Central afirma que não envia links nem entra em contato para tratar sobre valores a receber ou confirmar dados pessoais. A instituição alerta para as pessoas não clicarem em links suspeitos enviados por e-mail, SMS ou aplicativos de mensagem que ofereçam consulta ao SVR.

O único site para consulta e solicitação desses valores é https://valoresareceber.bcb.gov.br. O serviço é gratuito e somente a instituição que aparece no Sistema de Valores a Receber pode fazer contato e ela nunca pede senhas.

Com informações de UOL e Terra