DESTAQUE

Colegas do interior destinam recursos do orçamento participativo do Sintrajufe/RS para ajudar quem mais precisa

O orçamento participativo (OP) do Sintrajufe/RS mostra-se, ano a ano, um importante instrumento para a realização de ações coletivas de luta e solidariedade no interior do estado. No final de 2020, colegas de alguns locais do interior optaram por utilizar os recursos do OP para ajudar quem mais precisa, com doações que podem fazer a diferença na vida de muitas pessoas ao menos por alguns momentos.

Em Passo Fundo, os colegas da Justiça Federal utilizaram os recursos do orçamento participativo para ajudar quatro instituições e também os trabalhadores e trabalhadoras terceirizados da Justiça Federal da cidade. Com os pouco mais de R$ 10 mil enviados pelo Sintrajufe/RS, foram adquiridos produtos dos quais necessitavam as instituições, a partir de deliberação unânime dos colegas. Para o Lar Emiliano Lopes, uma ONG que atende crianças e adolescentes em vulnerabilidade social, foi comprada uma máquina com cilindro elétrico com misturador para a confecção de pães que são doados pela entidade. Para a ONG Amor, uma entidade filantrópica de assistência social que apoia crianças, adolescentes e famí­lias em vulnerabilidade social, foram doados pacotes de bombons e refrigerantes. O Centro de Assistência à Criança com Câncer recebeu kits com lentilha, café, achocolatado, mistura para bolo, feijão, massa, sal, leite condensado e creme de leite. Já para a Associação Passofundense de Cegos, foi doado um freezer horizontal e um microondas. Os colegas terceirizados e terceirizadas da Justiça Federal de Passo Fundo receberam, ainda, uma cesta de Natal contendo produtos como espumantes, sabonetes, sabão em pó e lí­quido, lava-louça, sal, achocolatado, café e caixa de bombom.

Na Justiça Federal de Santa Maria, com os R$ 12 mil repassados pelo Sintrajufe/RS por meio do orçamento participativo, foram adquiridos e doados mais de 12 toneladas de gêneros alimentí­cios diversos. Cerca de 40 entidades, cadastradas no Banco de Alimentos da cidade, foram beneficiadas.

Santa Maria

Já na Justiça Federal de Santo í‚ngelo, mais de R$ 4 mil foram doados para o Centro de Acolhimento Martinho Lutero, que abriga crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade.

Santo í‚ngelo

Na Justiça Federal de Rio Grande, como o Sintrajufe/RS já noticiara em dezembro, os recursos do OP também foram utilizados para doações, com a compra de livros para o Centro de Atenção Psicossocial Infantil (Caps-I), uma instituição pública que atende crianças em situação de vulnerabilidade social.

O orçamento participativo do Sintrajufe/RS

O orçamento participativo é uma compensação aos colegas do interior que não podem comparecer a alguns eventos do sindicato em Porto Alegre. Por isso 15% dos valores que cada localidade repassa ao sindicato retornam ao interior através do Orçamento Participativo para a utilização em atividades diversas definidas em assembleia de base e que sejam executadas coletivamente, promovendo a integração da categoria.