DIREITOS

CNJ decide que servidores e servidoras com deficiência passam a ter direito a teletrabalho assistido por equipamentos especí­ficos

Nessa terça-feira, 24, o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) decidiu que, no âmbito do Poder Judiciário, os servidores e as servidoras com deficiência, necessidades especiais ou doenças graves passarão a ter direito a equipamentos especí­ficos quando estiverem em teletrabalho. Também fica determinado que os equipamentos serão fornecidos pela unidade jurisdicional a qual a trabalhadora ou trabalhador estiver vinculado.

Desde 2020, esse tipo de recurso estava disponí­vel apenas para magistrados e magistradas, em medida implementada por meio de alteração na resolução 343/2020, disponí­vel AQUI. Agora, com o ato normativo 0001728-03.2023.00.2.0000, aprovado por unanimidade pelo CNJ, servidores e servidoras também passam a usufruir do direito. A resolução institui condições especiais de trabalho para magistrados, magistradas, servidores e servidoras com deficiência, necessidades especiais ou doença grave ou que sejam pais ou responsáveis por dependentes nessa mesma condição.

De acordo com a nova redação da resolução, no caso de comprovada inviabilidade de realização de audiência por videoconferência ou por intermédio de outro recurso tecnológico por conta das impossibilidades decorrentes das limitações fí­sicas, serão designados magistrado ou magistrada para presidirem o ato ou servidor ou servidora para auxiliarem o juí­zo.

Com informações do CNJ.