SINDICATO DOS TRABALHADORES DO JUDICIÁRIO FEDERAL E MINISTÉRIO PÚBLICO DA UNIÃO - FUNDADO EM 28 DE NOVEMBRO DE 1998 - FILIADO À FENAJUFE

11 DE AGOSTO

Centrais sindicais convocam para Dia Nacional de Mobilização em Defesa da Democracia e Eleições Livres

Ler conteúdo

O dia 11 de agosto será momento de mobilização em defesa da democracia. As centrais sindicais estão convocando os trabalhadores e as trabalhadoras para irem às ruas por eleições livres e por respeito ao resultado das urnas. O Sintrajufe/RS chama a categoria para que se junte às atividades do dia.

Em Porto Alegre, as mobilizações do #11A terão início às 8h, em frente ao Colégio Júlio de Castinhos, o Julinho e continuarão às 10h no Campus Central da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs). Dali, os e as manifestantes sairão em caminhada até o Palácio Piratini.

A data foi escolhida porque o 11 de agosto é o Dia do Estudante, historicamente um dia de mobilização de estudantes e trabalhadores e trabalhadoras da Educação. Dessa vez, a pauta central será a defesa da democracia frente aos ataques que vêm sendo desferidos por Jair Bolsonaro (PL).

Em declarações e ações práticas, Bolsonaro vem, há meses, ameaçando as eleições, cogitando não reconhecer o resultado caso seja derrotado e jogando dúvidas sobre as urnas eletrônicas e a confiabilidade do sistema eleitoral. Nesse caminho, ataca também os servidores e as servidoras da Justiça Eleitoral, cuja honestidade e seriedade é posta em dúvida pelas declarações de Bolsonaro.

Ao mesmo tempo, Bolsonaro faz dueto com os militares na tentativa de tutelar o processo eleitoral via Forças Armadas. Até mesmo uma “apuração paralela” está sendo aventada pelos fardados, o que desvirtua completamente as funções das Forças Armadas e deixa a democracia brasileira de joelhos frente ao autoritarismo.

O ato do dia 11 vai cobrar, assim, o respeito à democracia e ao resultado das urnas e o direito ao voto seguro e secreto, via fundamental para reconstruir e transformar o Brasil. Participe!