OVELHA NÃO É PRA MATO

Campanha do Sintrajufe/RS em defesa dos servidores da Justiça Eleitoral e da democracia começa a ser veiculada na rádio Gaúcha, com estimativa de 7 milhões de impactos

Está no ar mais uma etapa da campanha do Sintrajufe/RS Ovelha não é pra mato , em defesa do trabalho dos servidores e das servidoras da Justiça Eleitoral. No total, serão 40 inserções em 8 programas da Rádio Gaúcha, que começaram a ser veiculados no sábado, 27, com estimativa de 7 milhões de impactos (número de vezes em que a audiência é atingida pela mensagem).

O spot da campanha estará presente nos seguintes programas: Gaúcha Hoje 2ª parte, Gaúcha Atualidade, Timeline, Esportes ao Meio-Dia, Sala de Domingo, Balanço Final e Sábado Esporte.

A campanha foi lançada no iní­cio de agosto, com outdoors e publicações nas redes sociais. Ao afirmar que Ovelha não é pra mato (o mote refere-se a um ditado popular sobre a necessidade de que cada coisa deva estar no seu devido lugar). O sindicato faz um alerta: Quem cuida das eleições são os servidores e as servidoras da Justiça Eleitoral , afinal, O Brasil não aguenta mais nenhum golpe! .

Jair Bolsonaro (PL) vem subindo o tom em suas tentativas de desacreditar o sistema eleitoral e preparar uma tentativa de golpe para o caso de perder as eleições marcadas para outubro. Essas ameaças e ataques à democracia, ao sistema eleitoral e aos servidores e servidoras da Justiça Eleitoralcuja honestidade e capacidade são colocadas em dúvida pelas declarações de Bolsonaronão começaram agora, mas vêm se acirrando à medida que se aproximam as eleições. Ao mesmo tempo, Bolsonaro e os militares buscam tutelar o processo eleitoral por meio de uma apuração paralela , sem nenhuma base legal ou precedentes na democracia brasileira.

No dia 25, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) informou que a Universidade de São Paulo (USP), a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) entregaram relatórios que atestam a segurança e a auditabilidade do sistema eletrônico de votação. Os estudos foram realizados nos códigos-fonte das urnas modelo 2020, que serão usadas pela primeira vez no pleito de outubro. Peritos da equipe técnica da Polí­cia Federal também inspecionaram todas as etapas do sistema eletrônico de votação, nos componentes internos e no software da urna eletrônica que será usada nas eleições de outubro.

Sintrajufe/RS busca condenação da União por danos morais a servidores ante acusações de Bolsonaro de fraude nas urnas

Em decisão do dia 25, a juí­za federal substituta Paula Weber Rosito, da 8ª Vara Federal de Porto Alegre, indeferiu pedidos do Sintrajufe/RS em ação judicial contra a União por conta das repetidas declarações de Jair Bolsonaro (PL) contra o sistema eleitoral brasileiro. O sindicato recorrerá da decisão. A ação é de responsabilidade técnica do escritório Silveira, Martins, Hübner Advogados, que presta assessoria jurí­dica ao Sintrajufe/RS.

Em julho de 2021, o Sintrajufe/RS havia ingressado com ação judicial também devido a manifestações do chefe do Executivo contra o sistema eleitoral, todas sem apresentação de qualquer prova. Nesse caso, a juí­za da 10ª Vara Federal de Porto Alegre, Ana Maria Wickert Theisen, responsável pela apreciação do caso, negou o pedido alegando que as manifestações contra o sistema eleitoral não foram feitas pelo presidente da República, mas pelo cidadão Jair Messias Bolsonaro. Em setembro do mesmo ano, o desembargador Victor Laus, do TRF4, indeferiu o agravo de instrumento com pedido de efeito suspensivo. A ação também foi derrotada em primeira instância, mas o Sintrajufe/RS recorreu e, em 20 de março deste ano, o recurso foi distribuí­do ao TRF4 para tramitação em segunda instância, tendo como relator o desembargador Laus.

Sintrajufe/RS com informações da Agência Brasil e da Band Eleições