Brasileiros pagam mais IR devido a defasagem na tabela

O brasileiro está pagando 66,44% a mais de Imposto de Renda (IR) do que deveria. De acordo com estudo do Sindicato dos Auditores Fiscais da Receita Federal (Sindifisco), isso é resultado da defasagem da tabela dos tributos cobrados das pessoa fí­sicas em relação à inflação oficial, medida pelo índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA). De 1996 a 2012, o aumento acumulado do custo de vida do trabalhador foi de 189,54%, enquanto, no mesmo perí­odo, a tabela foi corrigida em 73,95%.

Há quase duas décadas, os governos desprezam o princí­pio da capacidade contributiva do cidadão, no entender de Luiz Benedito, diretor de Estudos Técnicos do Sindifisco. O contribuinte é prejudicado por ser obrigado a abater menos do que realmente gastou. Os descontos por dependente e das despesas de educação e de saúde, por exemplo, foram sendo limitados ao longo do tempo. As deduções permitidas por lei são de valores que não correspondem à realidade dos gastos, explicou o diretor do Sindifisco.

Editado por Sintrajufe/RS – Fonte: Correio Braziliense