DESTAQUE

Ato virtual em defesa da Procergs tem grande participação e reforça apoio de entidades à greve

Foi realizado nessa segunda-feira, 25, um grande ato virtual em apoio à greve dos trabalhadores e das trabalhadoras da Procergs, o Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado do Rio Grande do Sul. A atividade foi organizada pelo Sindppd, sindicato que representa a categoria, e teve a participação de diversos sindicatos, centrais sindicais, movimentos e parlamentares em apoio à luta.

Os trabalhadores e as trabalhadoras grevistas aproveitaram o ato, realizado via Google Meet, para apresentar a empresa aos presentes, falando dos sistemas e serviços mantidos pela empresa. A Procergs está capilarizada em todo o Estado do Rio Grande do Sul, presente na Saúde, Segurança, Educação, Fazenda, interligando os diversos órgãos de governo entre si e conectando o governo estadual diretamente ao cidadão, tanto em Porto Alegre quanto no interior. Ainda presta importante serviço da NF-eletrônica (nota fiscal) para 15 estados do Brasil.

A categoria está em greve desde o dia 18 de janeiro contra a retirada de direitos, por reposição salarial e em defesa da Procergs pública. O diretor do Sintrajufe/RS Fabrício Loguércio participou da atividade como representante da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB). Ele destaca o forte apoio das entidades à luta na Procergs: “Os trabalhadores e as trabalhadoras da Procergs estão lutando, em greve, para manter o que foi conquistado, para não perderem direitos. Têm o nosso apoio, porque representam a defesa do serviço público”.