DESTAQUE

Ato da última terça-feira, 15, contra assédio e por justiça no TRF4, repercutiu na mí­dia e na imprensa sindical

Nessa terça-feira, 15, o Sintrajufe/RS realizou um protesto em frente ao TRF4. Na atividade, limitada por conta da pandemia, o sindicato e outras entidades sindicais e feministas cobraram a apuração das denúncias de assédio sexual e moral no órgão. A ação teve repercussão na mí­dia e no meio sindical.

Houve repercussão, ainda na terça-feira, ao menos nos sites Sul 21, Brasil de Fato e na TVT, além da página da Central única dos Trabalhadores (CUT/RS). Na quarta-feira, 16, o jornal Correio do Povo, em sua edição impressa, também noticiou a manifestação. Nas notí­cias, foi destacada a exigência do Sintrajufe/RS de que as denúncias sejam apuradas imediatamente. Os textos explicam, ainda, que se trata de um grupo de servidoras assediadas moral e sexualmente e cujas denúncias foram apresentadas ainda em 2019, mas ainda não houve resultado ou punição.

A atividade contou com representantes das seguintes organizações: União Brasileira de Mulheres, Coletivo de Proteção à Infância Voz Materna, Movimento Mulheres em Luta, Força-tarefa Interinstitucional de Combate aos Feminicí­dios no RS, Coletivo Outras Amélias, Marcha Mundial das Mulheres, Themis, Coletivo Feminino Plural, Greve Internacional das Mulheres “ 8 de Março, Rede Feminista de Saúde e Comitê Latino-Americano e do Caribe para a Defesa dos Direitos da Mulher. Também estavam presentes as centrais sindicais CUT, CTB e CSP Conlutas.

Veja abaixo as matérias publicadas na mí­dia a respeito do protesto:

Correio do Povo “ Ato público contra o assédio

Sul 21 – Ato cobra apuração de denúncias de assédio sexual contra membro do TRF4

CUT/RS – Em ato simbólico, Sintrajufe-RS e entidades exigem apuração de denúncias de assédio no TRF4

TVT – Servidoras públicas de Porto Alegre denunciam assédio moral e sexual sofrido no local de trabalho

Brasil de Fato – Em ato simbólico, manifestantes cobram apuração de denúncias de assédio no TRF4