REFORMA ADMINISTRATIVA

Apoiador de Bolsonaro, relator da reforma administrativa anuncia que parecer será favorável

O deputado Darci de Matos (PSD-SC) é o relator da reforma administrativa (PEC 32/2020) na Câmara e anunciou que já está trabalhando na elaboração de seu parecer, que será pela admissibilidade da proposta de emenda constitucional. Ele já adiantou que “é constitucional, não tenho dúvida. Meu parecer será favorável” e que pretende concluir o relatório o mais rapidamente possível.

O deputado, que é apoiador do presidente Jair Bolsonaro (sem partido), também é defensor do mérito da reforma administrativa. Essa parte, no entanto, caberá a outro relator, que será designado para a comissão mista que será instalada após a aprovação da PEC pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), presidida pela bolsonarista Bia Kicis (PSL-DF).

“A reforma se faz necessária porque precisamos modernizar o serviço público. Vivemos novos tempos, novas tecnologias. O serviço público está muito lento e oneroso. As principais reformas são a administrativa, a tributária e a previdenciária, a única já aprovada”, afirmou Darci. O catarinense votou de acordo com a orientação do governo em 95% das vezes, conforme o Radar do Congresso, ferramenta do site Congresso em Foco que mede o governismo de cada parlamentar.

Diferentemente do que afirma Matos, a reforma significa um retrocesso, não a modernização dos serviços públicos. Se aprovada a PEC 32/2020 acabará com a transparência na forma de ingresso, por exemplo, trazendo de volta o clientelismo e o apadrinhamento.

Reforma está na pauta da assembleia geral desta quinta-feira

A reforma administrativa será um dos pontos de pauta da assembleia geral que o Sintrajufe/RS realiza nesta quinta-feira, 18, às 19h. A retomada da mobilização e a mobilização nacional contra a proposta, no dia 24, serão debatidas.

A assembleia também discutirá pandemia e Orçamento Participativo.