EM DEFESA DA VIDA

Ainda sem confirmação do paradeiro de Bruno e Dom, servidores apresentam ultimato à Funai

Reunidos em assembleia na sede da Funai, em Brasília, e mobilizados, servidores e servidoras deram um ultimato ao órgão nesta segunda-feira, 13. Sob protestos e pedidos da saída do presidente Marcelo Xavier, a categoria discute o início de uma greve para buscar o atendimento de suas reivindicações. Ainda sem informações oficiais do paradeiro do servidor da Funai e indigenista Bruno Pereira e do jornalista Dom Phillip, os servidores apresentaram três reivindicações para serem atendidas imediatamente. Nesta terça, 14, um ato em frente ao Ministério da Justiça e Segurança Pública está agendado para seguir cobrando respostas do governo Bolsonaro.

Entre as demandas imediatas está a exigência de uma declaração a ser publicada no site da Funai, assinada por Xavier, com uma retratação pela difamação e inverdades em declarações públicas sobre o caso de desaparecimento de Buno e Dom. Já está comprovado que não houve qualquer ilegalidade na conduta de Bruno. O servidor está licenciado.

A categoria ainda cobra o envio imediato de forças de segurança pública com objetivo de garantir a integridade física dos servidores da Funai que atuam na região onde Bruno e Dom desapareceram. Além disso, cobram o envio de uma força-tarefa até a região para garantir apoio aos servidores e às servidoras lotados no Vale do Javari.

Além das reivindicações urgentes, a categoria denuncia o descaso e desmonte do órgão e cobra reivindicações já apresentadas em reuniões realizadas nos dias 9 e 13 de junho. Diálogo e negociação seguem sendo buscados com representantes do órgão, mas o desgaste e o cansaço com o verdadeiro descaso do governo Bolsonaro estão presentes nos relatos da maioria. Casos de violência e conflitos com servidores sofrendo clima constante de ameaça são frequentes.

Entidades representativas dos servidores da Funai, entre elas Condsef/Fenadsef, Sindsep-DF, Indigenistas Associados e Ansefe, cobram ação rápida do governo nas buscas a Bruno e Dom, segurança aos servidores que atuam na defesa dos territórios indígenas, fortalecimento de políticas públicas e proteção dos povos originários.

Fonte: Condsef