NOVA PRESIDENTE

A convite do STF, Sintrajufe/RS acompanha em Brasí­lia a posse da ministra Rosa Weber na Presidência da Corte; sindicato quer negociar o PL 2441/22

Na tarde desta segunda-feira, 12, a ministra Rosa Weber tomou posse como nova presidente do Supremo Tribunal Federal (STF). O Sintrajufe/RS, representado pelo diretor Marcelo Carlini, foi convidado e está em Brasí­lia para acompanhar a posse.

O mandato de Rosa Weber como presidente do Supremo deve durar cerca de um ano. Isso porque ela terá que se aposentar até outubro de 2023, quando completa 75 anos de idade. Weber foi indicada ao STF em 2011, pela ex-presidente Dilma Rousseff (PT). Nascida em Porto Alegre, foi juí­za do trabalho, tendo atuado no TRT4, onde foi presidente, e, posteriormente, no Tribunal Superior do Trabalho (TST). Ainda, entre 2018 e 2020 foi presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Agora, além do STF, Weber irá presidir o Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Também nesta segunda-feira, o ministro Luí­s Roberto Barroso foi empossado vice-presidente do STF.

Diversas autoridades foram convidadas para a cerimônia, como os presidentes da República, Jair Bolsonaro (PL); do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG); e da Câmara, Arthur Lira (PP-AL). Bolsonaro, porém, não compareceu.

O diretor do Sintrajufe/RS Marcelo Carlini informa que a presença do sindicato na cerimônia de posse da nova presidente do STF parte da expectativa de que o convite do Supremo signifique disposição, por parte do tribunal, com as pautas da categoria. A primeira delas é o PL 2441/2022, de reposição salarial do Judiciário Federal. Portanto, a presença do sindicato, além de consideração ao convite, tem também a intenção de abrir um canal de negociação para essa e para outras pautas que interessam aos trabalhadores e às trabalhadoras do Judiciário Federal em todo o paí­s , explica o dirigente.