SINDICATO DOS TRABALHADORES DO JUDICIÁRIO FEDERAL E MINISTÉRIO PÚBLICO DA UNIÃO - FUNDADO EM 28 DE NOVEMBRO DE 1998 - FILIADO À FENAJUFE E CUT

DIA DE COMBATE AO Cí‚NCER DE MAMA

A cada 4 mulheres que tiverem câncer, uma terá câncer de mama, e todas as mulheres passarão pela menopausa ao chegarem à idade madura; você já pensou sobre isso?

No mês de outubro acontecem diversas ações de conscientização sobre o câncer de mama. Isso porque o dia 19 deste mês é o Dia Internacional de Combate ao Câncer de Mama, instituí­do no iní­cio da década de 1990. Essas ações objetivam estimular práticas que levem à prevenção e ao diagnóstico precoce, facilitando, assim, o enfrentamento da doença.

Conforme pesquisa da Agência Internacional de Pesquisa em Câncer (IARC), uma a cada quatro mulheres que têm um caso de câncer diagnosticado têm câncer de mama, representando 24,2% do total. No Brasil, segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), o câncer de mama também é o tipo de câncer que mais acomete as mulheres no paí­s. Com uma taxa de 13,68 óbitos/100 mil mulheres em 2015, a mortalidade por câncer de mama (ajustada pela população mundial) apresenta uma curva ascendente e representa a primeira causa de morte por câncer nas mulheres brasileiras. Muitos casos foram agravados na pandemia, devido ao afastamento das pessoas e das medidas de restrição ao atendimento assumidas neste perí­odo, resultando em detecção em fases mais avançadas da doença.

Para aumentar a chance de cura, é muito importante a prevenção e o diagnóstico precoce. Mas uma coisa é diferente da outra.

O autoexame continua sendo importante, já que, através dele, as mulheres podem detectar sintomas que levem ao diagnóstico precoce do câncer de mama. Mas é fundamental prestar atenção aos hábitos de vida, realizando exercí­cios fí­sicos regulares e cuidando da alimentação, além da realização de mamografias (radiografias da mama) e de ecografias mamárias de acordo com o histórico de cada paciente, o que deve ser avaliado e indicado em consultório de ginecologia, já que a idade e a frequência desses exames também é variável para cada caso.

Em casos em que haja histórico de câncer de qualquer tipo na famí­lia, os exames devem começar mais cedo e sua regularidade pode ser de até 6 em 6 meses, mas o mais comum são exames anuais ou de dois em dois anos.

A prevenção é muito importante, porque se o câncer de mama é detectado precocemente, em fase inicial (são 4 os estágios possí­veis), a chance de cura é de 95%, í­ndice que vai reduzindo para os demais estágios.

Uma vida saudável, com boa alimentação e exercí­cios regulares, também são importantes para permitir que as mulheres cheguem ao climatério e à menopausa em melhores condições de saúde, com mais qualidade de vida, minimizando os sintomas desagradáveis, como os fogachos e as sudoreses noturnas.

Sintrajufe/RS realiza roda de conversa online no dia 26 de outubro

Para discutir esse tema, o Sintrajufe/RS e outras entidades realizam uma roda de conversa online, no dia 26 de outubro, às 18h. A atividade, que é parte da Jornada Feminista Plurissindical, será pela plataforma Zoom e, para participar, basta acessar o link que estará aberto AQUI.

A atividade terá como tema a relação entre o câncer de mama, a menopausa e o impacto sobre a vida das mulheres.

Além do Sintrajufe/RS, fazem parte da organização da atividade o SindBancários/POA, o SindiBancários Litoral Norte, a Fetrafi, o Sindiágua, o Semapi/RS e o Sindipetro/RS.

Participam como mediadoras e provocadoras diretoras dessas entidades e a médica Lisiane Dossin Miotti, que tem 20 anos de experiência em todas as áreas da Saúde da Mulher. Ela é médica formada pela PUC/RS e com residência em Ginecologia e Obstetrí­cia pelo Hospital São Lucas da PUC/RS, mastologista e primeira residente do Centro de Mama da PUC/RS, especialista em Menopausa. Miotti vive há cinco anos nos EUA onde estuda os benefí­cios da Ciência da Longevidade, Ciência do Bem-Estar e Ciência da Felicidade sobre o Climatério, Menopausa e Envelhecimento Positivo.

A reunião será em formato aberto e as participantes poderão pedir a palavra para comentários e perguntas.