28 de fevereiro: Dia Internacional de Combate às LER/Dort

A Organização Mundial da Saúde (OMS) institui 28 de fevereiro como Dia Internacional do Combate às Lesões por Esforços Repetitivos (LER), ou Distúrbios Ósteo Musculares Relacionados ao Trabalho (Dort). A questão passou a ser considerada de saúde pública mundial nos anos 2000, quando foi criada a data.

As LER/Dort são uma síndrome relacionada ao trabalho, provocada pela inadequação do trabalho ao ser humano, caracterizada pela ocorrência de vários sintomas, isolados ou concomitantes, que atingem, principalmente, os membros superiores, o pescoço, a porção superior do dorso e a região lombar: dor, dormência, queimação, sensação de peso, fadiga, diminuição de força, entre outros. O aparecimento desses sintomas é lento e, frequentemente, causa incapacidade para trabalhar temporária ou permanente.

O Sintrajufe/RS vem desenvolvendo, ao longo dos anos, diversas pesquisas, a fim mapear as condições de saúde de servidores e servidoras do Judiciário Federal e Ministério Público da União. Desde 2009, foram seis pesquisas, envolvendo setores específicos ou a categoria como um todo, contando com parcerias de pesquisadores e pesquisadoras de instituições como Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs), Universidade Federal de Pelotas (UFPel) e Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (Ufcspa).

As pesquisas apuraram que, diante da virtualização dos processos, houve a intensificação do trabalho, aumento de sintomas e de procura por tratamentos de saúde pelos servidores e pelas servidoras. Os levantamentos apontaram que o surgimento das LER/Dort dependia da existência de fatores de risco, da intensidade e da frequência com que se apresentam, da maior ou menor fragilidade dos trabalhadores diante deles e que a organização do trabalho sempre assumiria papel preponderante na gênese de tais lesões, pois os desarranjos ou desequilíbrios entre o ambiente, os processos de trabalho e os trabalhadores e as trabalhadoras guardam íntima relação com as formas de organizar o trabalho, a identificação de situações conflitivas e o respeito aos limites dos trabalhadores.

Os fatores de proteção à saúde identificados já vinham sendo propalados pelo Sintrajufe/RS em suas ações: a adoção de um adequado sistema de pausas no trabalho; a defesa da diminuição da jornada de trabalho; o controle e a redução da quantidade de trabalho, com metas admissíveis; a ênfase em capacitação; a permanente escuta dos servidores e das servidoras, para que a identificação de problemas e as críticas construtivas acerca dos mais variados aspectos dos processos de trabalho no Judiciário Federal e no Ministério Público da União sejam acolhidas; a humanização das relações de trabalho entre os níveis hierárquicos e os servidores e as servidoras.

Assessoria de saúde do Sintrajufe/RS

O Sintrajufe/RS sempre busca melhores condições de trabalho para zelar pela saúde da categoria. Essa luta é permanente e conta com diversas iniciativas do sindicato junto às administrações locais e aos conselhos superiores em Brasília.

Além disso, o sindicato conta com uma assessoria de saúde qualificada, composta pela médica do trabalho Virgínia Dapper, pelo médico do trabalho Geraldo Azevedo, pela psiquiatra e médica de família Ana Achutti e a psicóloga Vera Moura. A equipe dá suporte às pesquisas realizadas pela entidade, às demandas individuais relacionadas a questões funcionais de sindicalizados e sindicalizadas, bem como auxilia a direção da entidade a promover propostas de melhorias nas condições de saúde da categoria.

Para agendamentos individuais e de grupo, entre em contato por e-mail saude@sintrajufe.org.br ou pelo telefone (51) 3235-1977.