PARABÉNS

24 de janeiro: Dia Nacional do Aposentado e da Aposentada

Neste 24 de janeiro, Dia Nacional do Aposentado e Aposentada, o Sintrajufe/RS parabeniza todas as trabalhadoras e trabalhadores aposentados do Judiciário Federal e do Ministério Público da União. Esses e essas colegas são um exemplo na luta por direitos e valorização da categoria por sua contribuição na prestação de um serviço público de qualidade à população.

A escolha do dia 24 de janeiro como Dia Nacional dos Aposentados refere-se à instituição da primeira lei brasileira destinada à Previdência social, em 24 de janeiro de 1923, a Lei Eloy Chaves, pelo então presidente Artur Bernardes.

A Lei Eloy Chaves (decreto legislativo 4.682/1923) obrigou as empresas ferroviárias a criarem, cada uma, uma Caixa de Aposentadorias e Pensões (CAP) para os trabalhadores nelas empregados. Naquele ano, 27 empresas instituí­ram suas CAPs. Isso abriu caminho para que o mesmo tipo de órgão fosse criado em outros setores.

Colegas de luta

Colegas aposentados e aposentadas estão sempre presentes às atividades do Sintrajufe/RS, tanto naquelas culturais e de formação quanto nas reivindicações por melhores salários e por condições de trabalho, por exemplo, em apoio à categoria da ativa, fortalecendo nossa luta coletiva.

O Núcleo de Aposentados, Aposentadas e Pensionistas (NAF) foi criado em 1998 e é o mais longevo do Sintrajufe/RS. O NAF mantém reuniões mensais para discutir temas de interesse especí­ficos e gerais da categoria e, também, a Quintativa, com uma programação que inclui passeios, visitas a exposições e outras atividades de confraternização.

A diretora do Sintrajufe/RS e coordenadora do NAF, Arlene Barcellos afirma: O que mantém viva a memória de lutas e conquistas da categoria é a participação permanente de aposentadas e aposentados nos diversos espaços de atuação do sindicato . Ela destaca, no último perí­odo, a atuação de aposentados e aposentadas junto aos e às colegas da ativa pela aprovação da reposição salarial da categoria e contra a reforma administrativa do governo Bolsonaro e Paulo Guedes. Na avaliação da diretora, foi a luta conjunta de servidores e servidoras das três esferas, ativos e inativos, que garantiu a não votação de mais essa reforma nefasta .

Por fim, a diretora do sindicato reafirma o compromisso da entidade contra a EC 95/2016 (teto dos gastos), pelo arquivamento da reforma administrativa (PEC 32/2020), pela revogação da reforma da previdência (EC 103/2019), bem como contra todos os projetos que visem à retirada de direitos já consagrados em aposentadorias e pensões .

A próxima reunião do NAF ocorrerá em março. Informações sobre dia, horário e como participar serão divulgadas pelos meios de comunicação do Sintrajufe/RS.

Ainda não é sindicalizado? Veja como fazer

Estar filiado ou filiada ao Sintrajufe/RS traz diversas vantagens, como as assessorias jurí­dica e de saúde, os convênios, uso dos alojamentos e do Salão Multicultural Alê Junqueira, descontos em oficinas de cultura, entre outras.

Para se sindicalizar, acesse AQUI a ficha.

Abra e imprima a ficha de sindicalização, preencha, confira tudo e assine. Depois, basta enviá-la, digitalizada, para o e-mail [email protected].

O envio pode ser feito por Correios para o Sintrajufe/RS (Rua Marcí­lio Dias, 660Menino DeusPorto AlegreRSCEP 90.130-000) ou entregue ao diretor ou diretora de base de sua unidade.