MUDANÇA ESTATUTÁRIA

11º Congrejufe estabelece paridade de gênero na direção da Fenajufe

O plenário do 11º Congrejufe aprovou mudanças no Estatuto, entre elas a paridade de gênero na composição da direção da Fenajufe. O tema já vinha sendo discutido nas instâncias da federação há alguns anos. O Congresso foi realizado de 27 de abril a 1º de maio em Alexânia (GO).

No 10º Congrejufe, em águas de Lindóia (SP), em 2019, o debate sobre paridade ganhou força. Na ocasião, foi sugerida a realização de uma Plenária Estatutária no ano seguinte, mas a pandemia não permitiu que isso acontecesse.

Conforme texto publicado no site da federação, a aprovação da paridade na diretoria executiva representa um grande avanço. A luta da Fenajufe por igualdade de direitos foi reforçada com a última gestão. O debate de gênero foi intensificado e as pautas da diversidade ganharam visibilidade .

Veja como ficou a alteração estatutária:

Seção V – Da Diretoria da Fenajufe

Art. 21 – A Diretoria da Fenajufe será organizada em formato de colegiado, observada a paridade de gênero, sendo composta pelos seguintes cargos:

3 (três) Coordenadores Gerais;

2 (dois) Coordenadores de Finanças;

12 (doze) Coordenadores da Fenajufe;

7 (sete) Suplentes.

Parágrafo 1º – A reeleição de titulares de cargos na Diretoria da Fenajufe poderá ocorrer por no máximo dois mandatos consecutivos, ainda que, em cada nova eleição, o candidato concorra a cargo diferente do anteriormente ocupado, sendo vedada, ainda, a acumulação de cargos no âmbito da direção.

Parágrafo 2º – Ocorrendo vacância definitiva ou provisória, o cargo será preenchido por suplente na ordem dos nomes indicados na inscrição da chapa eleita, em caráter permanente ou provisório, conforme o caso, aproveitando-se subsequentemente até o último nome da lista dessa chapa eleita, na eventualidade de serem superados os nomes dos suplentes originalmente empossados com a Diretoria da Fenajufe.

Fonte: Fenajufe