O Sindicato dos Bancários de Porto Alegre e Região (SindBancários) completa, nesta quarta-feira, 18, 90 anos de trajetória. A entidade foi criada em 18 de janeiro de 1933, ainda sob o impacto da quebra da Bolsa em 1929, quando 185 trabalhadores do Banco Pelotense e do Banco da Província se juntaram em Assembleia Geral e criaram o Sindicato dos Bancários do Rio Grande do Sul.
Notícias Relacionadas
Para marcar essas nove décadas de atuação, a entidade promoverá dois eventos em Porto Alegre. O primeiro deles acontece nesta quarta, quando ocorrerá uma solenidade na sede da entidade (Rua General Câmara, 424Centro Histórico), a partir das 19h. Os dirigentes do Sintrajufe foram convidados e irão participar. Já no próximo sábado, 21 de janeiro, a atividade especial para bancários e bancárias será um festival musical, marcado para as 16h, no terreno adquirido recentemente pelo SindBancários, também na região Central (Rua Riachuelo, 661). No local, haverá shows da banda Ultramen, Pagode da Malu, Bloco da Laje e Bloco Areal da Baronesa.
Crack da Bolsa de Nova York e a resposta dos trabalhadores
A história do SindBancários tem início logo após a falência do Banco Pelotense e no contexto da Grande Depressão sucessiva ao crack da Bolsa de Nova York em 1929. A luta se iniciou pela defesa do emprego, passou pela defesa da democratização do país e se estendeu até os dias de hoje.
A entidade foi fundada em 18 de janeiro de 1933, em uma Assembleia Geral que contou com 185 bancários. Na época, o SindBancários se chamou Sindicato dos Bancários do Rio Grande do Sul. A base era estadual. Com o surgimento de novos sindicatos no interior, a entidade assumiu o nome atual: Sindicato dos Bancários de Porto Alegre. Em 88 anos, o SindBancários desenhou uma trajetória de presença marcante na construção do sindicalismo bancário brasileiro. No estado, tem papel crucial na luta por mais dignidade dos trabalhadores e da construção da democracia em diversos períodos históricos.
Ditaduras interviram na entidade
Em sua trajetória, a instituição passou por quatro intervenções. A primeira ocorreu em 1946, quando caiu o Estado Novo. Depois, em 1964, no golpe militar. A seguinte foi em 1968, quando recrudesceu o regime militar, com o Ato Institucional (AI) 5. E a quarta no dia 6 de setembro de 1979, em meio à maior greve dos bancários porto-alegrenses. Essa foi a última intervenção, que durou 10 meses e cinco dias. A ação interventora terminou com a cassação dos dirigentes Aquiles Notti, Câncio Vargas, Felipe Nogueira e do então presidente do Sindicato, Olívio Dutra, ex-prefeito de Porto Alegre, ex-governador do Rio Grande do Sul e ex-ministro das Cidades do governo Lula.
Em setembro de 1983, seguindo suas tradições de vanguarda da classe trabalhadora gaúcha, o Sindicato foi o primeiro do estado a filiar-se à recém criada Central única dos Trabalhadores (CUT). Muitos dos seus quadros assumiram postos na direção da Central.
Desde 1990, o Sindicato tem como base Porto Alegre e 14 municípios vizinhos (Alvorada, Nova Santa Rita, Barra do Ribeiro, Cachoeirinha, Canoas, Charqueadas, Eldorado do Sul, Esteio, Gravataí, Guaíba, Sapucaia do Sul, São Jerônimo, Sertão Santana e Viamão).
Parabéns pelos 90 anos! Vida longa aos trabalhadores e trabalhadoras!
O Sintrajufe parabeniza todos os bancários e bancárias pela trajetória de luta do SindBancários. Muitos colegas da categoria são ex-bancários e trouxeram de sua entidade a tradição de organização que também ajudou o Sintrajufe a ser o que ele é hoje.
Com informações do SindBancários e do Brasil de Fato RS