Nessa quinta-feira, 20, colegas de várias cidades do Rio Grande do Sul foram às ruas na luta por melhorias na carreira, reposição salarial e concurso público. Mas a mobilização não se restringiu ao estado: em todo o Brasil, a categoria mostrou disposição para reforçar a reivindicação para cobrar do Supremo Tribunal Federal (STF) a apresentação de uma proposta concreta, conforme convocação da Fenajufe.
Notícias Relacionadas
Sul
Em Santa Catarina, foram realizados atos em frente ao TRT e também no interior, nas cidades de Araranguá, Criciúma, Imbituba, Rio do Sul e Xanxerê. Já em Curitiba, a mobilização aconteceu em frente ao Fórum Trabalhista da cidade e reuniu servidores do TRT, Justiça Federal e Eleitoral na luta pela garantia de direitos e melhorias nas condições de trabalho da categoria.
Sudeste
Em São Paulo, foi realizado um ato em frente ao TRE-SP que reuniu mais de 600 colegas. Também houve paralisação da categoria no estado e atividades de mobilização em cidades do interior. Em Campinas, os colegas estiveram mobilizados em frente à sede do TRT e também no Fórum Trabalhista da cidade. Já no Rio de Janeiro, o sindicato local realizou uma live com informações sobre a luta por reposição. Em Belo Horizonte, os e as colegas ocuparam a frente do fórum trabalhista da cidade exigindo “Plano de carreira já!”. Em Vitória (ES), foi realizado protesto em frente ao TRT e, na sequência, assembleia geral da categoria.
Nordeste
Na Bahia, paralisaram suas atividades e realizaram mobilização em várias cidades, incluindo um ato em Salvador. Em Alagoas, colegas da Justiça Federal, da Justiça Eleitoral e da Justiça do Trabalho protestaram nas varas do trabalho e reivindicaram o envio do projeto de reestruturação da carreira. No Ceará, foi realizada paralisação de 24h, concentração e assembleia da categoria. Em Pernambuco, os servidores e servidoras realizaram paralisação e assembleia na sede do Tribunal Regional Eleitoral. No Maranhão, foi realizado café da manhã coletivo na Justiça Federal, e à tarde, ato público no TRE. No Piauí, colegas do TRT, TRE e da Justiça Federal participaram de ato em frente à Justiça do Trabalho e também realizaram paralisação.
Centro-Oeste
No Mato Grosso, os servidores paralisaram os trabalhos e realizaram ato público na Justiça do Trabalho. O sindicato que representa a categoria no Mato Grosso do Sul participou da live organizada pelo sindicato do Rio de Janeiro.
Norte
Em assembleia no dia 13 de março, servidores e servidoras de Rondônia e Acre aprovaram a colocação de faixas nas unidades do TRT14 e o envio de e-mails ao Supremo Tribunal Federal. Já no Pará e Amapá, o sindicato que representa a categoria também integrou-se à live organizada pelo sindicato do Rio de Janeiro.
Reportagem da TVT detalha ato em Porto Alegre
Sobre a mobilização do Sintrajufe/RS em Porto Alegre, a TVT veiculou reportagem. Veja abaixo: