Nesta sexta-feira, 10, às 14h, acontecerá o seminário Trabalho decente, sim; trabalho escravo, não na Câmara dos Vereadores de Caxias do Sul, a fim de discutir propostas no sentido de combater casos como o das 207 pessoas que se encontravam em condições de trabalho análogas às de escravidão na colheita de uva das vinícolas Aurora, Garibaldi e Salton, em Bento Gonçalves. O Sintrajufe/RS estará presente.
Notícias Relacionadas
Além de sindicatos e do Fórum das Centrais Sindicais, que reúne as principais centrais de trabalhadores do Rio Grande do Sul, haverá representantes do Ministério do Trabalho e Emprego, Tribunal Regional do Trabalho (TRT4), do Ministério Público do Trabalho (MPT), advogados e parlamentares.

Xenofobia e preconceito na tribuna
Em sessão da Câmara de Vereadores de Caxias do Sul, no dia 28 de fevereiro, depois do resgate dos trabalhadores em Bento Gonçalves, o vereador Sandro Fantinel (então filiado ao Patriota) aconselhou os empresários da Serra: Não contratem mais aquela gente lá de cima . O parlamentar inverteu a situação, culpando as vítimas e destilando preconceitos. Sobre os baianos, que eram a maioria entre os trabalhadores resgatados, afirmou: a única cultura que têm é viver na praia tocando tambor, era normal que fosse ter esse tipo de problema .
Houve uma grande pressão dos movimentos sindical e sociais e, no dia 2 de março, Fantinel (já expulso de seu partido), a Câmara aceitou pedido de abertura de processo de cassação por unanimidade.