Por conta da pandemia, o Fórum Social Mundial de 2021 é realizado de forma totalmente online. As atividades tiveram início no último sábado e seguem até o dia 31 de janeiro, com diversos painéis, palestras e debates. É a edição em que o Fórum comemora 20 anos desde seu início, em 2001, quando nasceu como um espaço central dos debates do campo popular no mundo.
Após o início marcado por uma marcha virtual pelo mundo, o evento deu seu pontapé oficial no último sábado, 23, com o painel global de abertura intitulado “Qual o mundo que queremos hoje e amanhã?Não é o mundo de Davos!”, que teve a participação de líderes mundiais que lutam contra a desigualdade e em defesa dos direitos humanos. O painel de abertura teve a participação da escritora e ex-ministra do Mali Aminata Dramane Traoré; da indígena hondurenha Miriam Miranda; do economista e um dos criadores da Internacional Progressista Yanis Varoufakis; do ambientalista indiano Ashish Kothari; e de Melike Yasar, do movimento das mulheres do Curdistão. Também teve a participação dos membros do Conselho Internacional do FSM, como Hamouda Soubhi, Rosy Zuí±iga, Oded Grajew, Boaventura de Sousa Santos, Carminda Mc Lorin e de diversos representantes dos movimentos sociais pelo mundo.
Ao longo da semana, mais de 600 atividades serão realizadas em torno do Fórum. As transmissões são realizadas pelas páginas do Fórum Social Mundial no Facebook e no Youtube. Veja no site do Fórum, AQUI, as informações completas e a programação.
Com informações do Brasil de Fato.