Nesta quinta-feira, (7, às 19h, acontece a quinta mesa de debates, no formato online, dentro da programação do Fórum Social Mundial Justiça e Democracia (FSMJD). O tema é Justiça Eleitoral e Democracia Brasileira: as instituições estão em risco . O Sintrajufe/RS fará a retransmissão do evento, que contará com a presença, entre os debatedores, do diretor Edson Borowski.
Notícias Relacionadas
Além do diretor do Sintrajufe/RS, estarão presentes a do Sisejufe Fernanda Lauria e o diretor da entidade Lucas Costa. Os três são servidora e servidores da Justiça Eleitoral.
O que estará em pauta
A ideia é debater como as fake news contra a Justiça Eleitoral têm sido movidas numa tentativa de ataque à democracia pelo poder conservador. Um exemplo são os ataques infundados e irresponsáveis do presidente Bolsonaro (PL) à segurança das urnas eletrônicas e à lisura do sistema eleitoral brasileiro, como voltou a fazer na última quinta-feira, 31. De forma criminosa, a Justiça Eleitoral é usada para atacar a democracia e o direito ao voto, gerando uma desconfiança com a escolha da maioria.
Na sexta-feira, 1 de abril, um dia após os novos ataques de Bolsonaro, o presidente do TSE, ministro Luiz Edson Fachin, alertou que a democracia está ameaçada , a Justiça eleitoral está sob ataque e que é preciso defendê-las. Fachin disse ainda que existe um circo de narrativas conspiratórias nas redes sociais e que o objetivo do TSE, neste ano, é garantir o resultado das eleições de outubro corresponda à vontade legítima dos eleitores .
O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (Progressistas-AL), assinou, dia 5, acordo de cooperação com o TSE no qual se compromete a combater a desinformação nas eleições, em especial a relacionada à segurança da urna eletrônica e à contabilização dos votos no dia do pleito.
Fonte: Sisejufe/RJ